KPIsUX: Medindo e Evoluindo a Experiência do Usuário de Forma Ágil
A experiência do usuário (UX) é um tema essencial para o aprimoramento de produtos e serviços, visando gerar maior resultado, infelizmente nem sempre é compreendido com profundidade o suficiente para atingir os resultados esperados. Termos como "UI", "usabilidade", "facilidade de uso", "curva de aprendizado" e "centrado no usuário" acabam ampliando ainda mais a neblina em torno do assunto e mesmo gerando confusão.
Então, como transformar a UX em algo tangível e mensurável, capaz de impactar os resultados da empresa? É aí que entram os KPIsUX em conjunto com um processo de medição e aprimoramento ágil, que pode visar ciclos quinzenais, mensais, trimestrais e outros de acordo com a necessidade da empresa.
KPIsUX: O que são e sua importância.
KPIsUX são indicadores-chave de desempenho focados na experiência do usuário. Eles fornecem aos gestores (mesmo os sem formação na área de usabilidade) dados concretos sobre a percepção dos clientes em relação ao website, aplicativo, software, sistema ou serviço, permitindo aferir se o "produto" entregue realmente oferece produtividade ao usuário. Em suma, o que foi produzido gera resultado para o cliente?
Acesse a demonstração clicando aqui...
KPIsUX: Facilidade de adoção.
Um aspecto importante dos KPIsUX é sua compatibilidade com os ritos ágeis utilizados no marketing, desenvolvimento de produtos (software ou hardware) e mesmo serviços. Uma vez que os mesmos podem ser totalmente automatizados, exigindo mínima ou nenhuma intervenção humana para sua compilação - resolvendo a eterna problemática de compilação manual em planilhas onde os dados não batem.
KPIsUX: Para qual perfil de profissional.
KPIsUX: Quais casos de uso
- Websites
- Comércio Digital
- Aplicativos Móveis
- Aplicações Cliente-Servidor
- Aplicações Stand-Alone (ou desktop)
- Sistemas Embarcados
- Serviços
Saiba mais: Casos de uso detalhando problemas comuns (causa-raiz), solução, benefícios e principais resultados esperados em Websites, Comércio Digital, Aplicativos Móveis, Aplicações Cliente-Servidor, Aplicações Desktop, Sistemas Embarcados e Serviços. Em especial um caso de uso de website que obteve resultados extraordinários em vendas e novos clientes. Em breve...
Os KPIsUX consideram três métricas fundamentais:
- Eficiência: dimensão relativa ao tempo gasto para realizar tarefas ou uso global do produto/serviço, que é relacionada à produtividade que o produto/serviço proporciona ao cliente.
- Eficácia: níveis de conclusão das tarefas, atividades ou JTBD (jobs to be done) que o produto/serviço deveria permitir o usuário realizar.
- Satisfação: grau de prazer com o qual o usuário realiza o seu trabalho através do produto/serviço, em que diversas escalas podem ser usadas.
Em resumo ao tomar decisões baseadas nos KPIsUX é maior a probabilidade do aprimoramento do produto/serviço em termos de eficiência e eficácia: impactando positivamente na satisfação do cliente. Esta relação causa-efeito (correlação forte ρ = 0,55) foi observada por Jota, Nickel e Reis (2022) em um estudo de um ano, onde o uso dos KPIsUX para subsidiar a tomada de decisão levaram tanto à melhoria da usabilidade em sim como da satisfação do cliente. Ou seja, emprego dos KPIsUX para a melhoria do NPS® Acesse a demonstração clicando aqui...
Ganhos na adoção dos KPIsUX em empresas de todos os portes:
- Dados concretos: Avalie o impacto real do UX no sucesso do produto.
- Melhoria contínua: Priorize as melhorias com base em dados reais.
- Agilidade: Mantenha um processo ágil e aderente aos princípios de desenvolvimento ágil.
- Ciclos de Resultados: Acompanhe a evolução do UX e Satisfação do Cliente gerando impacto positivo nos resultados da empresa em formato trimestral por exemplo.
Comentários
Postar um comentário